terça-feira, 11 de outubro de 2011

PSICOPEDAGOGIA - Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica

A psicopedagogia é um campo de atuação em educação, que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos(...), em seus procedimentos próprios da psicopedagogia (Código de Ética da AbPp-Art1).

Seus estudos tem por objetivo desvendar o processo de aprendizagem (inclusive o que impede a sua fluidez). Considerando como aprendizagem todos processos vividos pela pessoa (familia, escola, trabalho, lazer).

Mediante entrevista com os pais e, contato com a criança por meio de diversas técnicas e testes psicopedagógicos, levantaremos hipóteses sobre o processo de aprendizagem e suas dificuldades.
Chegando-se a conclusão da maneira como a pessoa aprende, não aprende e, o que aprende, saberemos como proceder para a intervenção no tratamento.

A intervenção acontece por meio de jogos psicopedagógicos, contos de fadas, técnicas arteterapêuticas, a fim de favorecer a consciência da pessoa sobre seu real potencial.

Este trabalho tem por objetivo a investigação e a intervenção no decorrer do atendimento clínico psicopedagógico.

É realizado com crianças, adolescentes, adultos e idosos, com queixa de dificuldade de aprendizagem ou algum déficit de atenção.

São realizados por volta de 8 a 10 encontros com 1 hora de duração, aplicação de testes projetivos e cognitivos.

Sua finalidade é identificar a forma de pensamento e construção do conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário