A psicopedagogia é um campo de atuação em educação, que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos(...), em seus procedimentos próprios da psicopedagogia (Código de Ética da AbPp-Art1).
Seus estudos tem por objetivo desvendar o processo de aprendizagem (inclusive o que impede a sua fluidez). Considerando como aprendizagem todos processos vividos pela pessoa (familia, escola, trabalho, lazer).
Mediante entrevista com os pais e, contato com a criança por meio de diversas técnicas e testes psicopedagógicos, levantaremos hipóteses sobre o processo de aprendizagem e suas dificuldades.
Chegando-se a conclusão da maneira como a pessoa aprende, não aprende e, o que aprende, saberemos como proceder para a intervenção no tratamento.
A intervenção acontece por meio de jogos psicopedagógicos, contos de fadas, técnicas arteterapêuticas, a fim de favorecer a consciência da pessoa sobre seu real potencial.
Este trabalho tem por objetivo a investigação e a intervenção no decorrer do atendimento clínico psicopedagógico.
É realizado com crianças, adolescentes, adultos e idosos, com queixa de dificuldade de aprendizagem ou algum déficit de atenção.
São realizados por volta de 8 a 10 encontros com 1 hora de duração, aplicação de testes projetivos e cognitivos.
Sua finalidade é identificar a forma de pensamento e construção do conhecimento.
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